Uma boa nutrição para as crianças praticantes de atividade física

Uma boa nutrição para as crianças praticantes de atividade física

As crianças e adolescentes que praticam atividade física têm vários pontos positivos, como: o auxílio no seu crescimento e desenvolvimento, na sua coordenação motora, além de melhora no convívio social. Porém a chave principal para que tudo isso aconteça é que eles tenham uma alimentação equilibrada e adequada para terem todos esses benefícios. 

É uma fase em que o corpo exige uma nutrição completa, devido ao seu desenvolvimento corporal, principalmente em adolescentes que exigem uma atenção mais especial devido ao momento do estirão.

Quando se pratica esportes, aumentam ainda mais as necessidades energéticas, por isso os pais devem estar mais atentos a essa oferta de nutrientes, que seja feita da forma correta para garantir o bom desenvolvimento e rendimento esportivo. Seu dia deve conter todos os grupos alimentares, para conseguir receber todos os nutrientes que precisam. 

Suas refeições devem conter alimentos energéticos, como o grupo dos carboidratos, que são responsáveis por liberarem glicose (energia) para um bom desempenho no esporte. São esses pães, cereais, arroz, massas, frutas e tubérculos (batata e mandioquinha).

As proteínas têm a função de auxiliar no desenvolvimento e recuperação muscular, no crescimento de cabelos e unhas e na produção dos hormônios, elas se encontram nas carnes em geral, leite e derivados, leguminosas (feijão, grão de bico) e oleaginosas (castanhas). Importante que todas as refeições contenham proteínas (café da manhã, almoço, lanches intermediários e jantar), principalmente após a prática de esportes, para regenerar o tecido muscular. 

Frutas e verduras devem participar diariamente do cardápio das crianças e/ou adolescentes, devido ao seu teor de vitaminas e minerais, importante no desenvolvimento físico e cognitivo. Oferte 4 porções de fruta ao dia, caso não aceite  IN NATURA, faça sucos, vitaminas e saladas de frutas. E os legumes e verduras 2 a 3 porções ao dia, talvez o mais dificultoso nessa fase, mas estimule explicando por que ele precisa comer, e invente novos modos de preparo como tortas, muffins, quiches, junto do arroz ou até mesmo em sopas.

Alguns nutrientes como cálcio e ferro merecem destaque nessa fase. Se houver uma baixa ingestão de cálcio nessa fase, corre o risco da criança e/ou adolescente aumentar o risco de fraturas, por isso é importante estimular o consumo de 3 a 5 porções no dia, como leite, iogurtes e queijo. 

Logo o Ferro é fundamental devido à importância na fase de desenvolvimento, principalmente por fazer o transporte de oxigênio no sangue e no músculo, recomenda-se que tenham uma ingestão de carnes, feijão e vegetais escuros, diariamente. 

Quando as crianças e/ou adolescentes começam a praticar esportes, seu corpo se aquece gerando calor, onde ocorre o processo de transpiração, no qual ocorre perda de líquidos e eletrólitos. Por isso é importantíssimo que se mantenham bem hidratados, para repor os líquidos e sais minerais utilizados no exercício.  As crianças tendem a beber água quando começam a sentir sede, isso não é um bom sinal, pois esse alerta já é o aviso de que o corpo já está desidratando.

A dieta ideal para as crianças e/ou adolescentes deve ser rica de diversos tipos de alimentos, caso tenham dúvidas ou precise de orientações específicas recomenda-se o atendimento a um Nutricionista, pois é ele quem indicará a melhor dieta para prática esportiva infantil.

Dicas de lanches: para prática esportiva 40-50 minutos 

Antes do treino: é importante entrar com os estoques de energia cheios. Para isso, fazer um lanchinho pré-exercício. 

Sugestões: banana com aveia OU pão com geléia OU suco de frutas OU saches com purê de frutas OU pão de tortilhas com banana

Após o treino: fazer um lanche variado para o músculo se recuperar da melhor forma possível. 

Sugestões: pão com queijo e suco de fruta OU cereal com leite e banana OU macarrão com frango e salada

Uma boa nutrição é fundamental para a boa desenvoltura no esporte.

Fernanda Marquezini
Nutricionista Clínica e Esportiva
CRN3: 17874

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes