Qual a diferença entre escolas de esportes e atividades recreativas?

Qual a diferença entre escolas de esportes e atividades recreativas?

A partir dos anos 2000, muitas escolas particulares se estabeleceram no mercado de modo a atender uma demanda carente de bons serviços, devido à queda da qualidade de ensino das instituições públicas.

A alta competitividade entre instituições de ensino no segmento privado, fez com que gestores e mantenedores procurassem alternativas afins de sanar dificuldades e deficiências com relação a serviços extracurriculares, melhorando sua prestação de serviço.

Agregar valor para uma marca, atualmente, significa maior competitividade, poder de mercado e maior capacidade de satisfação de clientes.

Com toda essa estrutura, cada vez mais escolas de Educação Infantil até o Ensino Médio procura parcerias com academias de ginástica, assessorias esportivas para implantação de escolas esportivas, escolas de idiomas, enfim, alternativas para que sua marca e prestação de serviços possam alcançar diferenciais.

Com essas parcerias, as organizações encontraram uma forma de assumir responsabilidades relacionadas a uma prestação de serviços mais completa e abrangente e, ao mesmo tempo, reduzir seus custos não somente com funcionários e impostos, mas também na seleção, recrutamento e controle de qualidade de seus serviços.

Essa prática vem crescendo gradativamente, pois foi a forma encontrada para que algumas escolas pudessem se concentrar em suas atividades, que normalmente não são aquelas direcionadas à organização e estruturação de atividades extracurriculares, e dessa forma não tivessem que se preocupar com as atividades.

Algumas escolas podem não possuir espaços adequados para determinadas práticas esportivas, necessitando de adequações para o desenvolvimento dessas e de outras atividades. Com isso, a busca por parcerias nesse segmento se tornou uma necessidade do mercado para uma prestação de serviços mais diferenciada, sendo incorporada e alinhada à filosofia e a adequação do ambiente onde estão acontecendo às atividades.

Essas parcerias podem ajudar na consultoria de empreendimentos físicos, como uma melhor adequação dos espaços para a prática das atividades, profissionais capacitados, prestadores que possam contribuir com recursos, inclusive materiais, para implantação de sistemas de trabalhos voltados para uma melhor qualidade de vida, maior produtividade profissional e bem-estar físico e mental.

Sabendo que a qualidade de vida é uma das coisas mais valorizadas atualmente, a busca por práticas extras está sendo muito intensa nos grandes centros e quanto o menor deslocamento e maior confiança no espaço em que a atividade é proposta, maior a possibilidade de adesão a um programa, e o fato do desenvolvimento das atividades acontecer dentro de um ambiente escolar, de conhecimento de pais e alunos, pode significar uma maior comodidade, com isso, um aumento da aderência a essas atividades, fortalecendo o ambiente escolar onde a proposta está inserida.

Mas atualmente, uma confusão muito comum que se faz é entre o que é recreação e o que são atividades extracurriculares. 

Qual das duas opções é o melhor para meu filho? O que ele vai aprender em cada uma delas? O que são as atividades da ARC Sports?

Vamos começar pela recreação: as atividades recreativas são geralmente associadas ao lazer, à satisfação pessoal de quem as pratica e à flexibilidade das regras.

Passar a tarde jogando futebol com os amigos, mesmo sem times completos ou uniformes, só pela diversão. Ou então uma brincadeira, onde não importa quem ganha ou perde, são exemplos.

Já as atividades extracurriculares são aulas, oficinas, cursos, que de alguma forma desenvolvem habilidades que a criança utilizará em sua vida escolar, profissional ou social. Além de serem atividades prazerosas, trabalham aspectos como responsabilidade, disciplina, trabalho em grupo, além das habilidades específicas esportivas, educacionais, artísticas, etc.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicamos.

Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online, para você praticar em família!

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes