Por que o seu filho precisa de vitamina D?

Por que o seu filho precisa de vitamina D?

Produzida a partir da exposição solar, a vitamina D, é a principal responsável pela formação dos ossos fortes, para o bom desempenho do sistema imunológico, benefícios para o coração e músculos, além de atuar no controle do diabetes e no desenvolvimento respiratório. 

Porém, apenas os banhos de sol em horários apropriados e a alimentação, podem não garantir a quantidade apropriada de vitamina D para o seu filho. 

Você pode estar se perguntando, qual a quantidade correta que você poderá fornecer ao seu filho? 

De acordo com a DRIs (Diretrizes para recomendação de ingestão de nutrientes) o recomendado para as crianças e adolescentes são de no mínimo 200 UI para uma boa saúde. 

Para alcançar essas medidas, pode ser através da alimentação ou com suplementação sob orientação profissional. Sendo necessário, também, a exposição solar. 

A quantidade apropriada pode variar de 200 UI ao dia a doses maiores, como a de 400 UI, podendo ser utilizada sem riscos à saúde para crianças e adolescentes. 

Com relação à alimentação, as melhores fontes de vitamina D são: 

 

Salmão: 102 UI — equivalente a 30 gramas; 

Iogurte fortificado: 80 UI — equivalente a 170 gramas; 

Atum em conserva, escorrido e embalados em óleo: 66 IU — equivalente a 30 gramas; 

Suco de laranja, fortificado com 25% do valor diário de vitamina D: 50 UI — equivalente a 1/2 copo; 

Leite fortificado (integral, baixo teor de gordura ou desnatado): 49 IU — equivalente a 1/2 xícara; 

Queijo americano: 40 UI — equivalente a 1 fatia; 

Cereais fortificados: 19 IU — equivalente a 1/2 xícara; 

Peixe cavala: 11,6 IU — equivalente a 30 gramas; 

 

A quantidade de vitamina D pode variar de um alimento para outro, conforme a marca do produto. As crianças podem comer de acordo com o valor indicado para sua idade e fome. 

A vitamina D pode ser absorvida principalmente pela pele, por isso os especialistas recomendam que as crianças tomem sol sem filtro solar, por pelo menos 20 minutos por dia, de preferência no início da manhã e no final da tarde.  

De acordo com a Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, a prática de exercícios físicos constantes, podem melhorar a absorção da vitamina D no organismo, além de aperfeiçoar o desempenho físico, diminuir a incidência de anemia infantil e baixar o teor de gordura corporal. 

Fazer com que seu filho pratique algum esporte e consuma a quantidade de vitamina D recomendada, pode garantir um sistema imunológico mais forte, auxiliando na prevenção de doenças.  

Conheça a ARC Sports, com Metodologia própria e registrada desde 2013, atuamos em escolas, colégios, condomínios e clubes, levando esporte e educação para todos interessados. Educação é coisa séria, e não negligenciamos nosso papel formador e técnico nesse processo.  

O esporte alinhado à educação muda, forma, molda e direciona o indivíduo. Liderança, espírito de grupo, trabalho em equipe, lidar com vitórias e derrotas, são algumas das inúmeras possibilidades que a formação através do esporte pode trazer.  

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicarmos.  

Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online, para você praticar em família! 

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes