Pais: sedentarismo infantil, como evitar que seu filho se torne sedentário?

Pais: sedentarismo infantil, como evitar que seu filho se torne sedentário?

Como evitar o sedentarismo infantil?  

Você sabia que crianças que não praticam atividades físicas podem se tornar adultos com problemas de saúde?

Os pais devem prevenir, orientando os hábitos dos filhos.  O sedentarismo costuma ser a causa de sérios danos à saúde infantil, que futuramente poderá se refletir na vida adulta.  

As informações sobre obesidade infantil são preocupantes. Em 2015, um estudo apresentado no 5º Congresso Internacional de Atividade Física e Saúde Pública, revelou que, em média, 39% das crianças estão acima do peso no mundo inteiro. Um alerta para todos os pais e responsáveis. 

Mas o que é considerado sedentarismo? 

De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde) é considerada sedentária uma criança entre 6 e 17 anos de idade, que pratique menos de 5 horas de atividade física por semana. Ou seja, o equivalente a uma hora por dia de exercícios, cinco dias por semana.

Como evitar o sedentarismo infantil? 

Torne-se o exemplo. Faça de seus hábitos o exemplo que você quer que seu filho siga. A criança irá entender aquilo como algo normal para a vida, não uma obrigação somente dela. 

• Jamais brigue ou obrigue, apenas convença. Não force a barra, pois, dessa forma você poderá gerar uma repulsão às atividades físicas na criança. Converse, convença e divirta-se com seu filho.

• Faça passeios ao ar livre. Faça com que a criança sinta prazer em correr por espaços abertos e seguros, como parques, por exemplo.  

• Gere um ambiente divertido. O objetivo de qualquer atividade na infância é conduzir também os programas feitos em família. O prazer destes momentos ficará para sempre na memória emocional, e as atividades físicas serão sempre uma forma de revivê-los.

• Determine limites. Não deixe que seu filho defina o período pelo qual estará diante da TV ou de outras tecnologias, pois, os atrativos destes equipamentos são gigantescos e isso levará ao sedentarismo.

• Inicie atividades físicas. Sejam aulas de futebol, aulas de patinação ou qualquer outra atividade ligada a um esporte. Ainda que no futuro o seu filho não venha a ser um atleta de alto rendimento na disputa por troféus e medalhas, os ganhos para a saúde dele, serão inúmeros. 

Gostou das nossas dicas?  

É muito bom incentivarmos nossas crianças a praticarem atividades físicas, tornando-as fortes e saudáveis. 

Já conhece a ARC Sports Online? Desenvolvemos essa plataforma para  acompanhar as crianças dentro de casa e colaborar com o esporte dentro das escolas, pois, sabemos que os exercícios ajudam não só a aumentar a imunidade, mas também a fortalecer a saúde mental das crianças e adolescentes.

Clique aqui e descubra uma diversidade de opções esportivas para o seu aluno!  

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes