Maturação Biológica x Cronológica

Maturação Biológica x Cronológica

A idade que você comemora em seu aniversário é chamada de idade cronológica, pois ela está associada ao tempo que você vive aqui na Terra.


Assim, a cada ano sua idade vai aumentando de forma contínua.
Já a biológica faz referência ao seu organismo e ao que você sente.


O estágio maturação biológica é um fator importante que influencia o processo de seleção e promoção de talentos esportivos


Vários autores têm demonstrado que diferentes aspectos morfofuncionais, como por exemplo, o tamanho corporal, a velocidade e a força, possuem um ritmo de desenvolvimento individual durante o período da puberdade, sendo altamente dependente do estágio de maturação biológica. 
Diante dessa influência da maturação biológica sobre o processo de seleção de jovens atletas, outro fenômeno vem sendo observado durante esse processo, o Efeito da Idade Relativa (EIR).

O EIR refere-se à influência que os meses de nascimento (idade cronológica) podem provocar na aprendizagem e no desempenho de jovens em uma determinada tarefa e/ou processo ensino-aprendizagem.

Portanto, seguindo o pressuposto do EIR, os sujeitos nascidos nos primeiros trimestres do ano poderiam apresentar vantagens biológicas (ex. hormônios), físicas (ex. estatura, peso, força, etc.), cognitivas, psicológicas e de aprendizagem sobre sujeitos de mesma idade cronológica nascidos nos últimos meses do ano. 
Essas variações poderiam afetar o desempenho, provocando a superestimação dos resultados observados no momento da avaliação.

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes