Jogos Olímpicos e as Atividades Esportivas

Jogos Olímpicos e as Atividades Esportivas

Nesse ano, um cenário ímpar se desenha como pano de fundo no universo esportivo mundial, pois pela primeira vez na história do maior evento esportivo do mundo, os Jogos Olímpicos foram adiados. As Olimpíadas já foram cancelas em três cenários, todas elas em virtude das duas guerras mundiais. Mas os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 será a primeira vez. Ficará para 2021.   

Você sabia que os Jogos Olímpicos já foram cancelados três vezes? 

A primeira vez foi na Alemanha, em 1916 os Jogos Olímpicos de Berlim, foram cancelados, pois, o Barão de Coubertin, realizador das Olimpíadas da época e então presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), foi convocado a lutar pelo exército da França, na Primeira Guerra Mundial.  

A segunda vez que os Jogos Olímpicos foram cancelados, ocorreu em 1940, por causa do “início” da Segunda Guerra Mundial. E novamente a terceira suspensão do evento, aconteceu também na segunda grande guerra mundial, que impediu a edição seguinte dos Jogos Olímpicos, que seriam realizados na capital da Inglaterra, em 1944, um ano antes do término das batalhas.  

O esporte constitui um dos sinais de identidade das sociedades modernas; por ele, a oportunidade de participação em atividades esportivas tem sido incrementada grandemente, sobre tudo no último terço do passado século XX.  

É necessário implementar medidas para adaptar a prática esportiva às características e estilos de vida da população moderna e o  desenvolvimento de programas de apoio que permitam eliminar ou, ao menos, minimizar as barreiras que ainda existam aos que fazem ou querem fazer esporte, como a construção de ciclovias e o aproveitamento de espaços públicos, gerando um maior interesse pelo esporte e pela prática do esporte.  

Nas escolas de qualquer classe social, o aumento da demanda para a prática de atividades esportivas é cada vez mais perceptível, gerando um consumo de produtos e serviços que favorecem uma prática mais segura e de qualidade.  

Atualmente, estão sendo introduzidas medidas para produzir mudanças nas atitudes que cercam o esporte escolar e para modificar as condutas sociais que afastam a população do exercício físico e do esporte. 

Na busca de uma melhor prestação de serviços, as assessorias esportivas são bastante diversificadas, diferenciando-se de acordo com a cultura, a organização e as políticas de cada escola ou região.  

O número de assessorias esportivas tem aumentado, nas últimas décadas, no Brasil, fruto da exigência dos mercados de atuação e das demandas sociais. Essa atividade profissional, que visa uma melhor prestação de serviços na área da administração esportiva, tem se convertido em uma necessidade em toda organização que queira administrar, gerar e ofertar corretamente seus recursos e isso não pode ser diferente para o ambiente escolar

Em sua atuação, as assessorias esportivas podem contribuir para que a uma prática esportiva organizada e segura aconteça, pois, no sentido de assegurar condições de bem-estar físico, psicológico e social ao seu praticante se faz necessária a importância da promoção da saúde na nossa sociedade, e as pessoas comecem a entender o real papel dessas assessorias esportivas. Isso, construído desde cedo, irá gerar frutos importantes para nossa sociedade. 

O mercado de escolas de esportes em colégios particulares se torna um importante polo de desenvolvimento do esporte, além de despertar para uma melhor qualidade de vida e identificar futuros talentos para o esporte de desempenho, ou simplesmente para uma iniciação desportiva adequada, onde os benefícios serão desenvolvidos ao longo da vida da criança ou do adolescente, promovendo hábitos saudáveis e uma melhor qualidade de vida. 

Os Jogos Olímpicos mobilizam crianças, jovens e adultos em todo o mundo e toda vez que novas Olimpíadas são realizadas, elas compartilham histórias de atletas que descobriram que o esporte é o melhor caminho em suas vidas.   

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicamos. 

Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online e diversas modalidades que são transmitidas Ao Vivo, para você praticar em família! 

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes