Exercícios para as crianças fazerem em casa

Exercícios para as crianças fazerem em casa

O período de isolamento pelo qual estamos passando mudou completamente nosso dia a dia. Tendo aulas on-line, o trabalho está longe, e o lazer mudou completamente. No entanto, a mudança necessária é em torno de movimentar-se. 

Em um ambiente restrito, vimos uma diminuição nas etapas diárias. Normalmente, adoramos substituir o momento em que estamos em pé na vida rotineira, pelo momento de permanecermos sentados. 

Portanto, precisamos praticar nossa criatividade e adaptabilidade, considerando nossa saúde e a saúde da família. 

O exercício físico das crianças está intimamente relacionado à interação social através de jogos, como futebol, brincadeiras pedagógicas, geralmente, momentos que ocorrem no ambiente escolar. 

Como esses contatos não estão sendo feitos devido ao momento que vivemos, vemos que as atividades das crianças foram reduzidas significativamente. 

Brincar, correr e divertir-se são exercícios comuns no cotidiano das crianças e na maioria das  vezes não é possível repeti-los dentro de casa, por uma série de questões, como tamanho do espaço no ambiente, segurança para movimentar-se, entre outros fatores. 

Como as crianças também precisam se exercitar, trouxemos algumas habilidades para elas.

Qual a vantagem da criança praticar regularmente atividades físicas? 

 

O exercício físico está relacionado aos muitos benefícios do crescimento e bem-estar da criança. Agora, é fundamental fortalecer a estimulação do esporte. Afinal, o exercício ajuda a aumentar a imunidade das crianças e a reduzir a ansiedade e o estresse. 

Além de melhorar o desempenho durante o aprendizado, também pode melhorar a coordenação motora e cooperar com o desenvolvimento cognitivo e social, bem como com a saúde física e mental.

Qual o risco de reduzir os hábitos de exercício das crianças?

A falta de atividade pode ter um impacto negativo nos problemas sociais, físicos e mentais. Em questões sociais, isso pode levar a dificuldades em estabelecer amizades ou fazer parte de diferentes grupos. 

Fisicamente, pode causar ganho de peso (obesidade) ou até fraqueza muscular. Essa fraqueza pode levar a importantes mudanças de postura. 

Em questões mentais, pode reduzir a memória motora do sistema nervoso central. Além disso, novos gestos e movimentos são úteis para o desenvolvimento de vários esportes ou atividades físicas. Eles também ajudam a aliviar a ansiedade e o estresse.

Existem sinais ou sintomas que indicam que o exercício físico está abaixo dos níveis ideais?

É necessário avaliar esse problema separadamente, porque mesmo crianças mais inquietas precisam gastar essa energia para melhorar sua qualidade de vida. Essas crianças podem sentir irritabilidade, falta de sono, ansiedade e dificuldade de concentração. 

É importante observar que o exagero  também é prejudicial, o que pode causar sonolência, desconforto, sobrecarga muscular e articular, diminuição da imunidade e outros problemas de saúde. A situação ideal é consultar um profissional para avaliar cada situação.

Quais atividades que podem ser feitas em casa?

 

Durante esse período, pode ser um bom hábito treinar com as crianças e definir um determinado tempo de prática fixo. Afinal, todo mundo precisa se movimentar. Portanto, mesmo para adultos, isso pode ser um estímulo.  

Algumas possibilidades incluem: jogar bola, dançar, formar um círculo com cadeiras, tapetes e modelar com argila. Assista a vídeos (selecionado pela criança) e divertindo-se. 

Um truque é criar uma programação diária e alocar tempo livre para as atividades escolares sugeridas pela escola da criança. De 30 a 50 minutos de prática concentram-se na saúde física e mental (consulte um especialista). O restante do tempo livre sugere atividades que as crianças escolhem, como jogos, filmes, pintura, etc.

Pensando nisso, a ARC Sports - empresa especializada na organização de cursos extracurriculares esportivos no ambiente escolar - criou o programa ARC Sports Online. São vídeos adaptados para atividades esportivas em espaços reduzidos.

Nesse serviço, a ARC Sports organiza as aulas ministradas, em módulos estruturados e separados por modalidade, dentro de uma sequência lógica, favorecendo uma progressão pedagógica, com chamadas e avaliações das aulas online. 

Toda semana, uma aula inédita de diversas modalidades é disponibilizada na plataforma. 

Portanto, vamos deixar as crianças saírem do sofá e movimentem-se juntas. Estes hábitos são muito importantes para a saúde de toda a família. 

Eles também são uma ótima oportunidade para aumentar o vínculo e brincar! 

Conte-nos nos comentários sobre as suas atividades físicas em família durante o isolamento!

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes