As Vantagens do Xadrez na educação das crianças

As Vantagens do Xadrez na educação das crianças

Se existe um jogo que pode ajudar as crianças a desenvolver seu pensamento e estabelecer relações sociais saudáveis, é o xadrez. Nos jogos de tabuleiro, pensar e desenvolver estratégias são os movimentos básicos para vencer o jogo, e o xadrez é um importante aliado na educação infantil.

As vantagens do xadrez permitem que a aprendizagem das crianças inclua criatividade, auto-estima e respeito pelos outros. A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), incentiva fortemente a prática no ambiente escolar e estabeleceu um comitê escolar de xadrez, para que seu uso seja uma ferramenta de ensino.

Mas, qual os benefícios que o xadrez proporciona na educação? 

Ensina como saber perder 

Como em qualquer esporte, existem perdedores e vencedores e no xadrez não é diferente. Mas o ambiente amigável do xadrez torna as falhas mais facilmente absorvidas. Além disso, não importa para quem você perca, você está mais ciente de seus esforços para vencer o jogo. Todas as falhas e vitórias são o resultado de esforços pessoais naquele jogo.

Desenvolve o pensamento e a concentração 

O xadrez exige que seus praticantes deem alguns passos à frente. Ele deve simular psicologicamente suas ações e a reação de seu oponente. Para tanto, sua reserva de conhecimentos deve ser ampla para que ele consiga encontrar a melhor movimentação da obra. Isso força a criança a raciocinar e se concentrar. Na verdade, esta é uma das características do xadrez, mesmo que se espere que o adversário jogue xadrez, este jogo requer atenção total.

Ensina a ter paciência 

As crianças sempre querem fazer várias coisas ao mesmo tempo, isso é normal. Eles estão descobrindo o mundo e estão curiosos. Enquanto dispositivos eletrônicos como telefones celulares e tablets realizam multitarefa, o jogo de xadrez faz o oposto. 

Paciência é a chave do jogo. Esperar as ações do oponente significa saber dar-lhe a oportunidade de tirar o máximo de proveito. Ao mesmo tempo, as crianças devem manter o foco em jogos e não se envolver em outras atividades.

Desperta a imaginação 

Cada jogada de xadrez abre muitas opções. E, porque cada peça tem seu próprio movimento único e essas duas características são adicionadas, a criança tem um universo completo à sua frente para criar e imaginar. Você precisará usar a versatilidade para aplicar as regras e tentar superar os oponentes.

Ensina a criar decisões maduras 

Um movimento errado pode significar uma falha no xadrez. Então, a criança terá que lidar com seus erros e administrar isso da melhor forma. Outra vantagem do xadrez é que ele pode fornecer oportunidades de redenção e as crianças podem encontrar uma maneira de resolver o problema. A solução deve vir daí, sem interferência de adultos.

Ensina a assimilar outras disciplinas 

Todo o raciocínio desenvolvido em torno do xadrez pode ajudar as crianças a lidar com os problemas do currículo escolar com mais facilidade. 

A matemática é a mais benéfica porque requer recursos que o xadrez também requer: probabilidades de processamento, progressão e formas geométricas (por exemplo, o movimento de um cavalo requer que as crianças entendam que o movimento no espaço não é linear). 

Como os alunos atribuem importância ao xadrez e à análise geral do tabuleiro, bem como ao desenvolvimento deste assunto, outras disciplinas também podem se beneficiar com a competição de xadrez da escola, como a história.

As crianças só tendem ganhar aprendendo xadrez. Além disso, é muito importante manter uma orientação constante, de forma que as crianças não se vejam sozinhas diante do jogo.

Gostou do nosso conteúdo?
Você sabia que a ARC Sports possui aulas de xadrez, que podem ensinar o seu filho passo a passo de como aprender a arte de jogar xadrez? Clique aqui 

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes