A importância do esporte na infância e adolescência.

A importância do esporte na infância e adolescência.

Durante toda nossa vida ouvimos o quanto a atividade física é importante para nossa saúde, seja física ou mental. Praticar exercícios físicos na infância e na adolescência traz ótimos benefícios, mas o que muitos se perguntam é qual a importância de praticar exercícios nessa fase?

Incentivar às crianças e os adolescentes a essa prática habitual, garante a melhora da aptidão cardiorrespiratória, a flexibilidade e a coordenação motora. Além da força, do equilíbrio e a composição corporal, que é o que compõem a ótica da atividade física e da saúde da criança e do adolescente.

Você sabia? Que as crianças que praticam atividade física têm um melhor desempenho cognitivo, um equilíbrio emocional maior e um aumento da autoestima. Nós precisamos oferecer a eles, a oportunidade de ter equilíbrio emocional, melhor socialização e maior desempenho cognitivo.

Praticar exercícios é construtivo, é a oportunidade de se criar um estilo de vida saudável, pois é nessa fase que crianças e adolescentes guardam estes conceitos na memória muscular e cerebral, de acordo com um estudo feito pela British Journal of Sports Medicine.

Uma pesquisa realizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019, revelou que 78% das crianças brasileiras não fazem o mínimo de movimentos corporais, de pelo menos 1 hora por dia, que é o recomendado pela OMS. Pois, além de prejudicar as habilidades, essa falta de movimentos também pode levar a criança ou adolescente para um quadro de obesidade.

O sedentarismo é um fenômeno que abrange variáveis, culturais, biológicas, antropológicas e sociais. Caracteriza-se por uma ausência ou diminuição da atividade física, e é um fenômeno mundial.  Alguns estudos mostraram que o sedentarismo infantil chega em torno de 56 ou seja, essas crianças e adolescentes não praticam atividade física nenhuma, nem nos dias de semana e nem nos fins de semana.

Normalmente as crianças preferem brincadeiras sedentárias, por uma série de situações internas e externas. Motivos externos, por exemplo, o clima do lugar onde mora, a oportunidade de praticar o exercício com segurança, experiências negativas no passado com a prática de alguma atividade física. E os motivos internos são, por exemplo, o tédio, a falta de habilidade, alguma doença, entre outros fatores.

As crianças e os adolescentes necessitam de um ambiente em que os incentivem a um estilo de vida saudável e ativo, e não para um reforço de um comportamento sedentário.

A primeiro fator para eles saírem do sedentarismo é o apoio da família, é preciso que a família esteja engajada nas atividades também. É necessário proporcionar experiências positivas, tanto nas instituições que as crianças e os adolescentes frequentam, quanto dentro de casa com a própria família.

A atividade física é tão importante quanto as aulas de inteligência competitiva de conteúdo, como matemática, geografia, história, entre outras. É fundamental manter-se ativo, promover o bem-estar das crianças e dos adolescentes, e a solução é bem simples. Não requer nenhum esforço absurdo ou torturante, pelo contrário, é prazeroso e estimulante, quando realizados de forma segura e correta.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online, para você praticar em família!

Clique aqui para saber mais

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes