Água X Alimentação: Você está se alimentando e alimentando as crianças de forma correta?

Água X Alimentação: Você está se alimentando e alimentando as crianças de forma correta?

Em nosso último texto falamos sobre  as possíveis complicações da obesidade infantil. Estudos mostram uma preocupação importante da população sobre seus hábitos alimentares, a contagem de calorias e de que forma que essa relação com o alimento pode interferir no dia-a-dia das pessoas. 

A preocupação com os hábitos alimentares é nobre, mas será que fazemos o correto? Temos controle de variáveis importantes na hora de escolher os alimentos x calorias?

A água, sim, a água, pode ser um aliado muito importante para esse controle alimentar. Os alimentos carregados em água, possuem seu valor calórico, mas com a quantidade ideal de líquido, proporcionam um maior poder de saciedade.

Um exemplo claro sobre isso são as frutas, que em sua forma natural possuem a quantidade x de calorias, mas com a água que neles é armazenada, tem um poder de saciedade interessante.

Mas de que de forma que isso nos atrapalha? Por exemplo, com as frutas secas, que são “atacadas” em excesso pela baixa caloria, mas com baixo poder de saciedade, ou seja, uma fruta seca, possui a mesma quantidade de calorias de uma fruta in natura, mas com baixa capacidade de nos manter satisfeitos por um maior tempo, devido à retirada da água.

Fazer uso de frutas secas, pelo pouco volume que a fruta propõe nessa condição, acaba fazendo com que as pessoas consumam muito mais alimentos dessa natureza, aumentando e muito o consumo de calorias, pois a cada fruta seca ingerida, estamos ingerindo uma fruta, mas desidratada. 

O mesmo ocorre com os pães. A opção por torradas ao invés de um pãozinho francês, por exemplo, cai no mesmo erro, pois a torrada nada mais é do que o pãozinho desidratado. 

Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento geral das crianças, e a alimentação é um deles. Por isso, é necessário dar-lhe a oportunidade de aceitar uma alimentação diversificada, nutritiva e saudável.

Tem dúvidas sobre comer alimentos saudáveis? Observe a quantidade de comida que você descasca e a quantidade de comida pronta que você desembala. Quanto mais consumirmos alimentos prontos contendo conservantes, mais danos causaremos à nossa saúde.

Desenvolva hábitos saudáveis, coma vegetais, feijão, carne magra, carboidratos de alta qualidade e reduza o consumo de produtos industrializados. Beba água com frequência para que o seu corpo e o das crianças funcionem melhor.

Pratique exercícios físicos para manter e aumentar a massa magra e melhorar a função cardiorrespiratória. Viva uma vida ativa. Ande a pé ou de bicicleta, suba escadas, não fique sentado por muitas horas ou na mesma posição. Lembre-se: precisamos manter um equilíbrio entre uma boa nutrição e atividade física.

E aí, gostou do nosso conteúdo? Aproveite e assine a nossa newsletter, dessa forma você ficará por dentro de todas as novidades que publicarmos.

Lembre-se, a ARC Sports possui um maravilhoso cronograma de atividades online, para você praticar em família!

Clique aqui para saber mais

 

Atendimento

SP (11) 94020.7364 (whatsapp)  / SC (48) 99968.3800

Estamos nas Redes